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CRIANÇAS, PARTICIPEM DO MINISTÉRIO INFANTIL ESCOLINHA DE JESUS !

Toda quinta-feira, às 19:30 hs,
na cripta da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo,
e venham descobrir quem é este grande amigo que nos ama.

Os adultos ficarão, no mesmo horário, no Grupo de Oração.

Traga
sua família!



QUEM QUISER ENTRAR NO REINO DOS CÉUS, QUE SEJA PURO COMO UMA CRIANÇA.

"NO SEU LUGAR, O QUE JESUS FARIA?"

"NO SEU LUGAR, O QUE JESUS FARIA?"
PARA SABER A RESPOSTA EU PRECISO: REZAR, LER E ESTUDAR A BÍBLIA.

Foi um pedido de Nossa Senhora:

Foi um pedido de Nossa Senhora:
Pede pra Mãe que o Filho atende! Quem persevera na veneração à Maria persevera na adoração a Deus, Nosso Senhor!

28 de janeiro de 2007

JOGOS E DINÂMICAS





JOGOS E DINÂMICAS

TIRADOS DA CANÇÃO NOVA KIDS

Jogos dos sentimentos
Como brincar:1- Pode-se utilizar música (rádio com cd)2 - Confeccionar um grande cubo de papel (aproximadamente 20 cm de aresta). Em cada uma de suas faces escreva de forma alternada os dois sentimentos: "triste" e "alegre".3 - Sentar-se em círculo com os alunos e fazer o cubo passar de mão em mão, de acordo com o andamento da música.4 - Quando o professor parar a música, aquele que estiver com o cubo na mão deve lançá-lo e descrever um momento de sua vida em que tenha vivenciado o estado (triste/alegre) apontado pelo cubo.

DINÂMICA: RESPOSTAS PROIBIDAS
Os participantes sentam-se formando uma roda, com o animador ao centro. O animador faz perguntas aos participantes (um de cada vez) e eles respondem, mas não podem usar as palavras "SIM", "NÃO", "PORQUE", "PARA" E "ELE". A brincadeira deve estar bem preparada, para que possa ser conduzida com rapidez e assim confundir os interrogados. Quem disser uma das palavras proibidas paga uma prenda ou sai do jogo.VARIAÇOES: as palavras proibidas podem ser outras, ou ainda podem ser acrescentadas ou eliminadas com o decorrer do jogo!!!!. Pode-se ainda dispensar o animador e fazer o controle dos pontos ganhos por meio de grãos de feijão ou de pedrinhas. O vencedor será aquele que acumular a maior quantidade de pontos dentro do tempo estabelecido


DINÂMICA: QUEM FALA?

Material; Um lençoOs participantes formam um cículo, ficando um deles no centro, com os olhos vendados. O animador caminha ao redor do círculo e toda vez que tocar em alguém, aquele que foi tocado perguntrá: quem fala? Quem estiver no centro, com os olhos vendados terá que falar o nome do participante que falou. Se não acertar continua no meio do círculo , até conseguir. Mas se falar o nome da pessoa corretamente, trocarão de lugar e a brincadeira recomeça.

DINÂMICA DO ESPELHO
divide a turma em pares e os dispoe em duas colunas, um de frente para o outro, com a distância de um metro entre um e outro.a Dinâmica consiste em um imitar o outro não de forma natural, mas como num espelho,(no espelho nossos movimentos são invertidos, qdo mexemos o braço direito, aquele que é nosso espelho precisa mexer o esquerdo).'Primeiro um faz a ação e o outro imita, depois troca. Pode-se começar com movimentos simples e depois pedir para ir dificultando um pouco. É preciso muita atençào e concentração para os movimentos ficarem perfeitos.

Dinâmica do balão.
Essa dinâmica é boa para início de encontros, quando as crianças ainda não se conhecem, para quebrar o gelo e se entrosarem uns com os outros.MATERIAL:rádio e cd com músicas bem animadas. bexigas(uma para cada participante) papéis com peguntas como: qual seu nome e sua idade? o que vc mais gosta de fazer? Qual sua cor preferida? O que vc não gosta? Qual seu maior sonho? O que vc quer ser qdo crescer? etc.As perguntas devem ser escritas pequenininhas em tiras de papel fininhas, de modo que possam ser colocadas dentro das bexigas. As bexigas devem ser numeradas de acordo com o número dos participantes.COMO DESENVOLVER A DINÂMICA:Cada participante recebe uma bexiga(já com o papel dentro dela), deverá enche-la cuidadosamente. os participante se colocam em um círculo, qdo a musica tocar devem começar a passar as bexigas um para o outro em sentido horário. Qdo a música parar, aquele que estiver com a bexiga número 1, deverá estourá-la, pegar o papel e responder aquilo que está perguntando, todos devem prestar muita atenção.A música recomeça e a brincadeira continua.


DINÂMICA: Quem não sabe escutar, não aprende a conhecer.
Descrição:Dividir em crianças de 2 em 2.Pedir que sentem no chão, um de costas para o outro. Entregar uma folha em branco para um componente de cada dupla e, uma folha com figuras diversas para os outros.O desenvolvimento deve ser que a criança que está com a folha em branco tente copiar o mesmo desenho sem ver, só pelas dicas que o que tem o desenho fala.No fim os desenhos acabam saindo bem diferentes.Quando acabar o tempo pedir então que cada dupla compare os desenhos e vejam se ficaram iguais.Conclusão : Trabalhar o diálogo, a escuta e a comunicação.Sugestão de atividades:Pedir que escolham uma história bíblica que já ouviram e que transcrevam, depois partilhar e avaliar a que mais se aproximou dos detalhes.E a segunda sugestão é trabalhar perguntas como:- Você gosta de conversar muito ou pouco?- Você tem amigos?- E em casa, você conversa com seus pais e irmãos?- Você fala de você ou vive tudo sozinho?Mensagem: Somente se ama o que se conhece, e esse conhecimento vem do ouvir e ser ouvido.

DINÂMICA: APRESENTAÇÃO
Objetivos:- começar a integração do grupo: conhecer-se mutuamente;- quebrar o gelo desde o princípio;- demonstrar que todo membro do grupo é importante;- dar uma primeira idéia dos valores pessoais dos membros participantes;Tamanho do grupo: 20 a 30 pessoas;Tempo: 45 minutos;Descrição: O coordenador explica que a dinâmica é feita para o conhecimento de quem é quem no grupo, e se pretende fazer apresentação a dois, para isso se formam pares desconhecidos que durante uns minutos esses pares se entrevistem, após a entrevista feita pelos pares volta ao grupo, e nisso cada pessoal fará apresentação da pessoa que foi entrevistada, não podendo fazer a sua própria apresentação. Quem estiver sendo apresentado vai verificar se as informações a seu respeito estão corretas conforme foi passada na entrevista. Termina com uma reflexão sobre a validade da dinâmica.

DINÂMICA: APOIO -
Participantes: Indefinido. -Tempo Estimado: 10 minutos. -Material: Nenhum. -Objetivo: Mostrar-lhes a importância de se apoiar no irmão. -Descrição: O coordenador deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc. -Mensagem: Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos e temos um ombro amigo do nosso lado?

DINÂMICA: AFETO-
Participantes: 7 a 30 pessoas- Tempo Estimado: 20 minutos- Modalidade: Demonstração de Afeto.- Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.- Material: Um bichinho de pelúcia.- Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.

DINÂMICA: ABRE O OLHO -
Participantes: 2ª pessoas. -Tempo estimado: 20 minutos. -Material: Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cassetete.-Observação: Possíveis leituras do Evangelho - Mc 10, 46-52 ou Lc 24, 13-34.-Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste. Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência.-Conclusão: Abre-se um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual. A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc. Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?

DINÂMICA: Fazer ao outro, o que quero pra mim
Objetivo : Levar as crianças a reconhecerem que precisamos fazer o bem ao outro, como queremos que façam a nós. Sentar as crianças em um círculo e, entregar uma caneta e, pedaço de papel a cada uma.Pedir que fiquem em segredo e, sem pedir opinião de ninguém, escrevam o que gostariam que o amigo da frente fizesse para ele ver.Depois que todos escreverem você vai passando um por um e, pede que leiam individualmente, o que gostariam que o amigo fizesse. O interessante, é que a pessoa vai ter que fazer o que ela mesmo escreveu, mostrando que precisamos desejar ao outro, o que gostaríamos que fizessem conosco.

DINÂMICA: Frutos do Espírito Santo
Objetivo:Levar as crianças, a conhecerem os frutos do Espírito Santo, de maneira divertida e alegre.Faça círculos no chão, e cole dentro dele, tiras contendo os frutos do Espírito Santo : Amor,alegria, bondade, paz, paciência ...Divida as crianças dentro de cada círculo e, deixe uma de fora.Toda vez que você falar um fruto do Espírito assim : Espírito Santo vem me dá : AMOR, aquelas que estão nos círculos onde estão esse nome, precisam trocar e, toda vez que você falar : Vinde todos os frutos do Espírito Santo, todos precisam sair e trocar de lugar.

DINÂMICA: Quem é Maria ?
Objetivo :Fazer com que as crianças aprendam novos conhecimentos com a ajuda do grupo. Faça um grande círculo com todas as crianças, e dê a cada uma, uma folha de papel. Ao receber elas escrevem na folha o nome e, com suas palavras escrevem que é Maria. A folha vai girar o círculo inteiro até chegar nela de volta. Enquanto a folha vai girando, você vai dando o tempo, cada batida de palmas significa que já acabou o tempo. A criança passa a folha pra frente , e recebe a do amigo que está a sua esquerda e, assim a dinâmica continua.O que é mais interessante é que quando a folha da criança chegar em suas mãos, vão estar escritas diversas definições de todos os amigos sobre Maria. E a partir daí se dá continuidade a aula.

14 comentários:

  1. muito boa essas dinâmicas ajuda muito com as aulas

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  2. AMEI A MAIORIA DAS DINÂMICAS,TENHO
    CERTEZA QUE NOS AJUDARÃO BASTANTE!
    POSTEM MAIS,PQ É MUITO IMPORTANTE
    QUE NOS PREOCUPEMOS COM O FUTURO DE AMANHÃ...

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  3. adorei muito boua as dinamicas

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  4. Gostei muito das Dinâmicas , vão me ajudar muito em um grupo de adolescentes que tenho na minha Paróquia .

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  5. Manero, gostei muito das dinamicas e com certeza vou usa-las.

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  6. poxa vida, eu estou com o ministerio infantil na minha igreja, e essas dinamicas vao me ajudar bastante, e umas ideias muito boas, brigada!!

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  7. gostei muito das dinamicas, vao me ajudar bastante pois estou com o ministerio infantil na minha igreja, obrigadaa!!

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  8. amei as dinamicas elas serao muito importantes para o meu ministerio da criança na renovaçao carismatica catolica da minha cidade em cruzeiro do sul no acre.0 meu grupo de oraçao se chama o amor vencera.bjs rubia

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  9. Essas dinâmicas são muito legais e fáceis e por isso posso trabalhar com as crianças do meu grupo de oração.

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  10. gosteei mas tem as vezes que só vai 2 pessoa :/

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  11. muuuito legal essas dinamicas,também coordeno um grupo de crianças toda terça e sexta

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  12. Adorei muito boas essas dinamicas..

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  13. Adorei,pois ajuda em varias coisas dependendo do momento de uma forma legal para as crianças ....

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  14. ah sao legais,mas nao achei o q eu procurava... :(

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