Powered By google

CRIANÇAS, PARTICIPEM DO MINISTÉRIO INFANTIL ESCOLINHA DE JESUS !

Toda quinta-feira, às 19:30 hs,
na cripta da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo,
e venham descobrir quem é este grande amigo que nos ama.

Os adultos ficarão, no mesmo horário, no Grupo de Oração.

Traga
sua família!



QUEM QUISER ENTRAR NO REINO DOS CÉUS, QUE SEJA PURO COMO UMA CRIANÇA.

"NO SEU LUGAR, O QUE JESUS FARIA?"

"NO SEU LUGAR, O QUE JESUS FARIA?"
PARA SABER A RESPOSTA EU PRECISO: REZAR, LER E ESTUDAR A BÍBLIA.

Foi um pedido de Nossa Senhora:

Foi um pedido de Nossa Senhora:
Pede pra Mãe que o Filho atende! Quem persevera na veneração à Maria persevera na adoração a Deus, Nosso Senhor!

5 de outubro de 2009

QUEM PRECISA DE CATEQUESE?

por DOMINGOS ZAMAGNA
semanário litúrgico-catequético O DOMINGO


QUEM PRECISA DE CATEQUESE?

Certamente todos necessitamos da instrução que sirva de lastro para a vivência e o discipulado cristãos. A moderna pedagogia nos ensina que a formação é permanente.
Do ponto de vista numérico e olhando apenas para nosso continente, o que chama a atenção é omanancial de jovens e de pobres. Se tivéssemos de responder muito resumidamente à pergunta do título desta reflexão, a resposta seria: todos - particularmente os jovens e os pobres. Mas ninguém deveria excluir as crianças de um processo de iniciação religiosa. Se os pais acreditam em valores, não seria estranho que esperassem a adolescência ou a juventude para começar a transmitir às crianças o rico patrimônio espiritual que a Igreja herdou do evangelho? O próprio Jesus quis que a sua palavra chegasse às criancinhas (cf. Lc 18, 15-17).
É claro que a cada idade cabe uma proposta própria de catequese. Com os adolescentes, não empregamos a mesma linguagem usada com as crianças nem tratamos dos mesmos problemas trabalhados com elas. e seria fora de propósito oferecer aos universitários ou, mais amplamente, aos adultos a mesma reflexão desenvolvida junto aos adolescentes. Assim procedemos em biologia, geografia, aritmética, literatura ... O certo é que todos precisamos aprender a esclarecer o dom da fé e amadurecê-la pela prática das virtudes, da oração, da meditação da palavra de Deus, da recepção dos sacramentos, da vida de testemunho. O que não podemos é parar no meio do caminho. Do contrário, jovens e adultos se comportariam como se ainda fossem crianças; seria um retrocesso tão contraproducente quanto forçar as crianças a uma precocidade que só lhes traria prejuízo.
É muito importante que os pais orientes os filhos para a catequese paroquial ou colegial, apoiando-os com o ensino doméstico. Cabe aos pais e a todos os adultos procurar atualização. A ninguém se pede heroísmo ou o impossível, mas são tantas as formas de aprendizagem no nosso tempo (aulas presenciais, ensino a distância, leituras, visitas, rádio, TV, internet, participação na liturgia, etc.), que só mesmo a preguiça e a falta de compromisso com Deus e a família poderiam explicar nossas omissões no esforço pela catequese constante e renovada em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário